Sign in to follow this  
Followers 0

Step Down em AC????

3 posts in this topic

Estive a analisar uma lâmpada LED G10 e usando o multímetro em teste de continuidade tentei desenhar o esquema elétrico.

A tensão de entrada é 220v AC e a saída são 30V DC

Concluí que na saída da ponte retificadora já estava os 30V DC, logo o processo de reduzir a tensão foi antes, ainda na fase AC. Antes de entrar na ponte retificadora, ainda na fase AC, a corrente passou por um indutor e um capacitor. São estes dois componentes que fazem a redução da tensão na corrente alternada?

 

Outra análise levou-me a concluir que a ponte retificadora não liga ao GND mas sim a um CL1502. Segue o esboço do possível esquema elétrico

 

IMG_20201010_234214 (2).jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Daniel,

Em primeiro lugar parabéns pelo empenho nesta análise, esse esforço é muito importante para nosso aprendizado. Vamos lá:

" São estes dois componentes que fazem a redução da tensão na corrente alternada? "  Não isso não reduz a tensão AC vinda da rede elétrica. E na verdade esta não é uma pratica comum em circuitos de fontes de uma maneira geral.  Eu precisaria ter uma lâmpada igual para analisar como você está fazendo ai, para ser mais assertivo em minha leitura do lado de cá  . Mas o que posso afirmar é que da maneira como o esquema foi desenhado a tensão não está sendo reduzida em uma etapa AC.

- O MB6S é uma ponte retificadora sms ela tem positivo e negativo na saída, então este negativo é a referência, logo será o seu GND. 

      https://pt.aliexpress.com/item/4000411502985.html

- O CL1502 é um circuito integrado ele é um "LED driver" um circuito integrado projetado para controlar lâmpadas de LED, da uma analisada neste circuito e tenta fazer as "conexões" com o circuito que tem em mãos e agora já tem uma noção de como as trilhas e componentes estão ligados graças aos testes de continuidade tente analisar seguindo as tensões, pegando como referência do negativo da saída do MB6S. 

http://www.datasheetcafe.com/cl1502-datasheet-led-driver-chiplink/ 

CL1502 Datasheet - LED Constant Current Driver- ChipLink

 

Bons estudos!!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado pelo informação e tempo disponibilizado

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0