Sign in to follow this  
Followers 0

Fonte lg mcv905

4 posts in this topic

Professor estou com um grande problema com uma fonte que não dá as tensões de trabalho.quando coloca o aparelho na tomada ele acende o standby mas não liga o aparelho, quando esquenta a placa com um secador ela volta a funcionar normalmente enquanto está quente, mas quando desliga e deixa desligado por umas horas e vai tentar ligar só fica aceso o standby, alguns técnicos já tentaram reparar mas volta o mesmo problema, tirei a placa da fonte mas não consegui identificar o defeito, só aparece a tensão de 3.7  do pino 13 da cn951, tem como o senhor me ajudar nesse reparo me identificando uns pontos de medição e como ligar essa placa porque tem umas siglas que eu não estou compreendo, tais como , v-ctl no pino 12 da cn951, na cn952 tem vkk no pino 1, p-ctl no pino 10 e +fl e -fl nos pinos 2 e 3 estou enviando o manual de serviço do aparelho o esquema da fonte tá na página 50, se puder me ajudar eu ficarei muito grato, desde já agradeço, muito obrigado

LG+MCV905+MCS905+F-S-W.pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 04/11/2020 01:32:42, Mantonio disse:

Professor estou com um grande problema com uma fonte que não dá as tensões de trabalho.quando coloca o aparelho na tomada ele acende o standby mas não liga o aparelho, quando esquenta a placa com um secador ela volta a funcionar normalmente enquanto está quente, mas quando desliga e deixa desligado por umas horas e vai tentar ligar só fica aceso o standby, alguns técnicos já tentaram reparar mas volta o mesmo problema, tirei a placa da fonte mas não consegui identificar o defeito, só aparece a tensão de 3.7  do pino 13 da cn951, tem como o senhor me ajudar nesse reparo me identificando uns pontos de medição e como ligar essa placa porque tem umas siglas que eu não estou compreendo, tais como , v-ctl no pino 12 da cn951, na cn952 tem vkk no pino 1, p-ctl no pino 10 e +fl e -fl nos pinos 2 e 3 estou enviando o manual de serviço do aparelho o esquema da fonte tá na página 50, se puder me ajudar eu ficarei muito grato, desde já agradeço, muito obrigado

LG+MCV905+MCS905+F-S-W.pdf

Gente gostaria muito que algum me ajudasse pois foi dito no curso que os professores estariam a disposição pra ajudar os alunos por favor respondam.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Mantonio, vou pedir ao Prof Ademilson que analise este esquema que enviou, pois está bem estranho o fato de aquecer a placa momentaneamente e o aparelho funcionar mas depois parar. Esta placa tem algum CI com ensapsulamento BGA, pois geralmente pode ter alguma solda fria, principalmente em algum CI, ou outro componente que aqueça bem durante o funcionamento, e a solda esteja com uma micro trinca, que ao esquentar a solda se restabelece e o equipamento acaba funcionando momentaneamente, o que acaba indicando que alguma solda ao aquecer com um secador ela faz um contato momentâneo, e as funções aparecem e o aparelho funciona.

Tenta fazer uma boa inspeção visual nessa placa com uma boa lupa ou microscópio do tipo usb, para ver a placa em detalhes. Ressolde componentes como CIs, transistores, capacitores, diodos, pois creio que um CI com solda fria ou um BGA com falha nas esferas de solda podem estar matando o equipamento.

Peço desculpas pela demora na resposta, mas irei pedir ao Prof. Ademilson para te auxiliar. Grande abraço e que Deus o abençoe!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

@Mantonio Boa tarde, em primeiro lugar nos desculpe pela demora em responder sua dúvida sei que isso gera frustração. Pelo que entendi a placa fonte não funciona normalmente, porém após aquecer a placa fonte ela volta a funcionar correto?  Se sim, deve ser solda fria na placa remova a solda velha e ressolde bem os principais componentes, aqueça a solda com o ferro de solda ou soprador térmico. 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0