Sign in to follow this  
Followers 0

Substituição de Diodo

5 posts in this topic

Saudações, colegas. Estou com um Notebook HP Pavilion G4-1350BR, Placa DAOR13MB6E1 Rev E. O mesmo estava com alto consumo, ao examinar, encontrei o Diodo PD8 (P4SMAJ20A) aberto. Agora estou na dúvida de quais informações no Datasheet são de cunho importante para a equivalência no que tange a substituição do componente por outro compatível. Alguém se dispõe a me informar o que devo levar em consideração? Irei deixar o Schematic da Placa bem como o Datasheet do componente em questão. Abraço!

Hp Pavilion G4 G6 G7 Quanta R13 DA0R13MB6E0, DA0R13MB6E1 REV E UMA-DIS.pdf

P4SMAJ5.0-WON-TOP.pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este diodo é de proteção da entrada,protege contra sobretensão, ou seja se colocarem um carregador de tensão superior ao que é estabelecido pelo fabricante, ou se ainda houver uma inversão de polaridade, ele vai "segurar o tranco", e proteger a placa e se ele está ruim, o ideal á colocar o mesmo no local. Tem gente que acaba deixando sem, o que tira a proteção e originalidade do circuito

pd8.png

Mas este diodo você acha em placas de HP, como G42, compaq CQ42 e outros da HP que usam esse diodo na entrada.

Achei a venda no cassio10: https://www.cassio10.com/produtos/diodo-smd-smaj20a-smaj20-20v-400w-notebook/em 

É bem em provável que ache em placas de sucata de notebooks, na entrada, mas substitua pelo original, afinal proteção em placa mãe é coisa séria

 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito obrigado professor. O senhor praticamente me deu o "peixe" na mão. Irei atrás do componenete para fazer a devida substituição. Agora, me ensine a "pescar" kkk. Qual informação levo em consideração na hora da substituição do componente? Apenas a tensão e Watts de potência, sendo igual ao antigo ou existe outra informação no datasheet que devo "abrir o olho". Abraço! :)

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

No caso de diodos, o tipo dele, a tensão e corrente do mesmo devem ser levados em consideração, para não hiperdimensionar o diodo ou subdimensionar o diodo no circuito.

Como na maioria das vezes achamos em placas de sucata ou até para comprar na internet, eu sempre opto por colocar o original. Uma eventual substituição por equivalência só se não achar o original mesmo.

Este diodo é sempre bom ter alguns em seu estoque. Uma dica que dou é comprar pelo menos umas duas ou três unidades aqui no Brasil, mas importar via aliexpress uma quantidade maior (pois trazendo de fora sai bem mais barato na quantidade), fazendo assim você vai montando seu "estoque" de componentes.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0