Sign in to follow this  
Followers 0

samsung np270e placa mãe ba41-02308a

23 posts in this topic

Boa Noite, Hoje chegou para a minha bancada esse aparelho, o unico problema era a bios que estava com senha, peguei um chip com o arquivo ja gravado de um modelo muito semelhante, o arquivo era do np270e modelo da placa mãe é o ba41-02206a, já essa que chegou na minha bancada hoje o modelo da placa mãe é o ba41-02308a, no primeiro teste a mesma deu video, porém ficava ligando e desligando e só se mantia ligada com a carcaça fechada, retirei novamente a placa mãe da carcaça e coloquei o chip antigo, a mesma já não deu mais video, alguém já passou por isso sabe o que pode ser? se possivel gostaria de solicitar o arquivo de bios correto para este modelo ba41-02308a

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

obs: o que achei aqui no Forum eu tentei e não funcionou.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

o Ci do Bios esta com alimentação de 5v isso é normal ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tente essa outra opção.

CI Bios com 5v não... Tensões de alimentação de um ci bios geralmente 3v ou 1.8v, em seu pino 8 VCC

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

isso pode significar então um problema no S-i/o ? porque ele ta com essa alimentação inclusive ja ate troquei o transistor próximo mas não resolveu 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tensão de 3v para alimentar SIO e Bios sai do PWM primário. Mas com 5v teria queimado o CI Bios e o SIO, isso que não entendo...

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

é professor, inclusive todos os chips que coloco com o arquivo de bios gravado tem essa tensão de alimentação, eu tenho a sucata dessa placa mãe, me recomenda trocar algum componente ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz a regravação com esse arquivo, mas a placa continua apresentando o mesmo problema, quando conecto o conector na fonte sem dar o start, já fica com um consumo de 0,05ma, após dar o start ela vai para 0,75ma e baixa para 0,69ma, ai aos poucos vai aumentando chaga ate uns 0,80ma quando aperto o botão para desligar sobe para ate 0,90ma e depois que aperto novamente desliga e fica com consumo de 0,13 ma, há alguma anormalidade nesse consumo ? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como você removeu o ci? com Arquente? Processador está próximo ou por baixo do Ci? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Removi com ar quente o processador fica na parte de trás mas a posição que ele se encontra fica distante, ñ chegou a aquecer,

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O que fica mais próximo é o Super i/o 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Estranho esse seu caso porque como você mesmo disse a placa estava funcionando normalmente só estava com senha na bios. As vezes quando tiramos o ci com arquente se demos calor demais pode mata o processador mais como você  falou que fica distante do local  da bios acha difícil  que isso tenha acontecido. Já verificou se os resistores  ligados aos pinos do ci estão todos no local? Qual tensão  nos pino 3 e 7, 8 do ci?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

com exceção do pino que é ligado ao terra os demais estavam com 5,7v, confesso que nunca tinha visto antes esse Ci com esta tensão,

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

está  totalmente errada estás medidas. Caso tenha outro multimetro teste com ele. Não tem bios com essa alimentação.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fiz isso também eu tenho e por incrivel que pareça deu a mesma medida, já em outras placas mesmo defeituosas tem os 3,3v

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Me passe o código em cima do ci da bios? Pela a imagem dessa placa o ci bios fica bem próximo ao SIO mais o PHC fica logo abaixa no outro lado da placa ai pode ter ocorrido o que falei anteriormente. Mais o que é estranho é essa tensão de 5V na bios quando deveria ser 3V. Procure o ci TPS51125 e veja a tensão do pino 3 dele deve esta com 3,3V se estive com 5V troque ele.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

tentei localizar na placa mas não encontrei, peço desculpas professor mas ainda não sei ler esquema elétrico mas segue a baixo a foto da placa 

126504363_210466313792055_8254018006967401628_n.jpg

126820550_681010449121922_2857772890873722289_n.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você  deve procurar o ci com essa referência em cima dele. TPS51125 é  este  ci que libera a tensão  que alimenta a bios e o sio. Essa tensão é  proveniente d9 LDO interno com saida no pino 3 é este pino que você deve verificar a tensão. A única  chance dessa está com 5V é se o ci estive danificado mandado  5V na saida de 3V. Mais como falei você  pode ter matado o pch que  fica logo abaixo da bios no outro lado da placa. Acontece de você  coloca um calor a mais e as esferas se unir por baixo do chip.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Retornei hoje a mexer com esta placa, e aconteceu que ela deu video porém aquela imagem sem iluminação, mas dava para ver o nome samsung, testei com outras telas e cabos, em algum momento nesses testes o sio estourou, esse componente eu procurei mas não conseguir encontrar

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0