Placa Asus M5A7BL-M LX/BR não liga

5 posts in this topic

Boa noite! Sou nova no fórum, e fiz o curso de conserto de placas mãe, desktop e notebook, ainda estou aprendendo, conto com a ajuda de vocês. Estou com uma placa asus modelo M5A7BL-M LX/BR, ela não liga. Fiz alguns testes e ainda não consegui achar o problema. Já testei o cristal 32 k, e alguns outros componentes. Analisando a placa achei um CI com uma bolha que deve ser de aquecimento, e próximo a ele um capacitor que está em fuga. Vou enviar as fotos. Queria saber se pelas fotos vocês conseguem me dizer se esse pode ser o motivo da placa não ligar. E se esse capacitor pode ser tirado de outra placa ou tem quer uma placa idêntica? Foto_1.thumb.jpg.2fcd306eab0b454ef9eefd1Ainda estou aprendendo mas acho que por aqui posso conseguir mais experiência. Obrigada!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este CI ele está visivelmente danificado. Ele aí com certeza é o causador do problema. Como o capacitor está ligado a ele pode estar "mascarando" a aferição desse capacitor. Pela região do CI ele deve ser o responsável pelo áudio da placa. O ideal é retirar ele com bastante cuidado, isole bem os componentes em volta com fita kapton ou fita de alumínio, e retire ele. Após retirar ele vá no capacitor suspeito e veja se continua em fuga, se tiver tira ele e testa fora da placa. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia! Obrigada Daniel, vou fazer esse procedimento e em seguida posto o resultado aqui. Esse CI no caso, se tiver danificado, tenho que ter uma placa idêntica para trocar? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este CI está visivelmente danificado, isso é fato.precisa ter um CI igual ou retirado de uma placa parecida. Ideal é tentar ler o código desse CI, e tentar colocar um igual ou do mesmo "fabricante"

0

Share this post


Link to post
Share on other sites