Sign in to follow this  
Followers 0

Duvida no Curso de Notebook

3 posts in this topic

Bom dia, estou utilizando este canal porque na plataforma de cursos não existe local para fazer comentários e perguntas.

 

Na aula 10 do modulo 2 entre o minuto 7 e 9 fala-se que no meio dos dois Mosfet's tem 19V mas não há um ponto ligando os 2 no ponto desta linha que vem do pino 20.  A tensão vem do pino 20 que deve ser de 5V. Se for 19V a saida não seria 5V. Tire esta duvida para mim por favor.

Grato

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seria na aula do conversor DC DC 3v e 5V?

Se sim, nota-se que se fala de um circuito de fonte chaveada controlada por um PWM que gera as fontes internas de 3v e 5v

Temos dois mosfets, um mosfet de "alta" que recebe a tensão de 19v e um de baixa, ambos ligados ao PWM, certo?

Relembrando que uma fonte interna chaveada controlada por PWM, ela é composta pelo CI PWM, mosfet de alta e mosfet de baixa, são comumente chamados assim pois eles são comandados pelo pwm em seus gates (DRVH e DRVL - driver hign e driver low, ou seja, gate para comandar o chaveamento do mosfet de alta (high) e gate para comandar o chaveamento do mosfet de baixa (low) ), e uma fonte chaveada também é composta da bobina e capacitor de filtro, como pode ver nos esquemas elétricos em geral de notebooks.

O processo de chaveamento é muito rápido desses mosfets, pois a intenção do CI PWM é fazer a geração das fontes internas através do chaveamento dos mosfets de alta e de baixa, e os gates que farão esse chaveamento acontecer, assim como a regulação da tensão que irá ser fornecida na saída. Como o Prof. Ademilson explica, o chaveamento é tão rápido que uma hora está em nível alto, uma hora em baixo, e o circuito pwm calcula uma "média", porém entende que para aquela fonte chaveada será preciso que o chaveamento desses mosfets  crie um feedback interno para o ci PWM que então irá gerar os 5V para aquela saída, o qual passa pelo indutor, e filtrado pelos capacitores de filtro, pois as fontes internas precisam fornecer uma tensão muito bem filtrada sem "ruídos" para o circuito que receberá os 5v por exemplo.

Este "cálculo" todo ocorre porque o CI PWM que o projetista da placa usa gera essas fontes internas trabalha dessa forma. Tudo é controlado pelo PWM, inclusive o trabalho em conjunto dos mosfets chaveando (lembra-se que falei dos sinais de gate low e high?). E veja que o mosfet de baixa ele está ligado ao terra, então os chaveamentos entre eles uma hora estão em nível alto e uma hora em nível baixo ao terra. Então o PWM entende que haverá uma média de sinal ali, e ele só "ajeita" a tensão para que no "meio dos mosfets" vá a 5v para ir a bobina e capacitores de filtro

Espero que esta tenha sido a sua dúvida, e que eu tenha o ajudado em resolvê-la

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os 19V você ira medir no dredo do mosfet de Alta. Na saida da fonte você  ira medir a tensão terminada pelo circuito. O chaveamento é  feito pelo pwm que ira manda pulsos pwm nos gates dos dois mosfets. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0