Sign in to follow this  
Followers 0

Transistor de Junção Bipolar

3 posts in this topic

Boa noite, pessoal! Após assistir as aulas de transistor de junção bipolar (TJB) com o professor Ademilson, resolvi fazer as experiências na minha protoboard. Comprei transistores BC558 PNP e logo fiz a experiência colocando em cada terminal um resistor de 1K. Minha dúvida é, se a entrada da alimentação que coloquei sobre o circuito é de 12V, pelo menos sobre o resistores de coletor e de emissor deveriam cair 6V (divisor de tenão) sobre cada um e na base deveríamos ter 5,4V, já que no PNP a base possui 0,6V a menos em relação ao emissor. Só que na prática isto não está acontecendo. Fiz as medições e a tensão sobre o resistor de emissor sempre dobra como se o resistor tivesse alterado o seu valor de resistência. Porque isto está acontecendo? Já fiz outras experiências com esse mesmo transistor e com transistores NPN e sempre a maior queda de tensão é sobre o coletor ou emissor quando um ou outro estão ligados ao positivo da fonte. Alguém poderia me esclarecer? Desde já, agradeço!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Alan. Desenha esse esquema e partilha conosco, assim será mais facil entender. 

Quando usas a protoboard a mesma tem alguma resistência que irá funcionar como se tivesses outros resistores. Ou seja, se efectuares as ligações diretas, soldando ou enrolando, irás verificar medições reais. 

No caso de pnp, em que o emissor polariza a base, o valor do resistor RE irá influenciar a corrente que passa para a base, e essa corrente influenciará o valor de resistência interna do transistor, que poderá ser quase um curto, e aí poderá dividir a tensão 6-6, mas também poderá comportar como outro resistor intermédio. 

Mas envia o desenho. 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0