Placa mãe PWA7NTDG DA0UM8MB6E0 REV E

12 posts in this topic

estou com uma placa mãe do notebook dell inspiron N4010 que quando eu conecto o pino do carregador (fonte) está desarmando a fonte e não liga, porem verifiquei e achei capacitor com defeito retirei o capacitor e fora ele está bom e quando coloco fica apitando, eu coloquei ele novamente no lugar só que agora está apitando mais capacitores estou acompanhando o curso de eletronica e fala para medir a tensão precisa ligar a placa só que ela não está ligando quando coloca a fonte está desarmando a fonte a luz da fonte apaga e não liga já tentei com a bateria mas também não liga. Como faço nesse caso? como medir a tensão de um componente se a placa não liga? essas são as minhas dúvidas alguém pode me ajudar? e onde pode está o problema da placa que desarma a fonte?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

A placa está com curto linha vin. Você  precisa analisar os componentes nesta linha com auxílio do esquema elétrico. Pode também coloca tensão com a fonte assimétrica e verificar se alguém vai aquecer, comece com 5V e vai vendo o consumo e verificando se alguém vai aquecer você pode coloca na linha máximo 19V. Qual  a serigrafia desse capacitor que você  removeu?

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Paulo a minha fonte vai até 15 posso colocar assim mesmo? nunca fiz isso onde coloco os pinos da fonte na placa?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você está com curto na linha de entrada (Vin), por isso que ao colocar o carregador a máquina desarma.

Antes de sair injetando tensão na placa é de grande importância ter o esquema elétrico para se basear

Agora de posse do esquema, você precisa ver lá onde está o tal capacitor que retirou por estar "bipando" na continuidade, e ele fora da placa estar normal. Isso indica que há um curto nessa linha e vários capacitores estarão se comportando dessa maneira, mas podem estar bons porque o curto tá na linha então a linha toda "bipa" na continuidade, mas deve ter algum capacitor cerâmico com fuga, e você vai descobrir injetando tensão na linha onde esse capacitor está, desta forma, tocando na placa, vai notar alguém dissipando calor

 

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, Elisete Teixeira disse:

Bom dia Paulo a minha fonte vai até 15 posso colocar assim mesmo? nunca fiz isso onde coloco os pinos da fonte na placa?

Você precisa nos dizer qual a serigrafia do capacitor que você removeu pra nós  localiza o circuito que ele faz parte.

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
40 minutos atrás, Paulo.Mendes disse:

Você precisa nos dizer qual a serigrafia do capacitor que você removeu pra nós  localiza o circuito que ele faz parte.

 

PC153

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Agora, Elisete Teixeira disse:

Paulo é o capacitor PC144

 

Agora, Elisete Teixeira disse:

Paulo é o capacitor PC144

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
4 horas atrás, Paulo.Mendes disse:

Você precisa nos dizer qual a serigrafia do capacitor que você removeu pra nós  localiza o circuito que ele faz parte.

 

Paulo é PC144

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se é o PC144 ele está na área de Vin (alta 19v) como o Paulo já mencionou. Usar a fonte de bancada vai te ajudar a achar qual componente possa estar ruim na alta, geralmente capacitor cerâmico ruim.

 

curto vin.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Infelizmente essa placa não tem com isola os circuito uns dos outros você precisa verificar todos componentes na linha +PWR_SRC ( VIN). Veja que tem outros capacitores na mesma linha do pc144 você vai ter remover um a um e testa a linha após remove. Vai fazer isso em todas as fonte caso precise. Os mosfes também  pode ser o defeito começe com os capacitores.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites