Sign in to follow this  
Followers 0

Duvida sobre amperes

2 posts in this topic

Ola professor admilson ! 

Eu estou com uma duvida sobre amperes, por exemplo ! 

Eu tenho uma tensao de 12 volts ! Porem preciva ter uma amperagem de 4 ou 5 A...voce poderia me citar algum componente que devera ser usado ? Sera regulador de tensao ?

Desculpe se alguma pergunta minha parece boba e que sou novo nesse mundo da eletronica!  Kkk mais estou aprendendo muito com suas aulas, sao execelente, e tbm gosto bastante da forma como vc, explica 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Primeiramente, uma fonte de alimentação começa pelo projeto do transformador. Se precisa ter uma corrente final de 4 ou 5A, você precisa de um transformador que te entregue uma corrente dessas, e a partir disso o circuito vai sendo projetado, ou seja, uma ponte retificadora que suporte essa corrente, capacitores de filtro, um circuito que faça a regulagem de tensão e corrente, ou seja, o circuito precisa ser dimensionado para que ele consiga entregar a tensão e corrente pretendida, se vai optar por alguma regulagem de tensão e corrente ajustável, enfim, um projeto de fonte precisa ser bem dimensionado para não haver problemas e ficar uma fonte com uma boa qualidade para que possa trabalhar com ela.

Hoje na internet tem muito circuito de fontes de alimentação, para diversos fins, o que acaba nos ajudando bastante no quesito aprendizado

Para enriquecer o conteúdo e você ter uma noção, segue o link do site do Prof. Newton C Braga, onde mostra um projeto interessante de uma fonte 12v 5A

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/6502-fonte-de-12-v5-a-art991

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0