Placa Mãe AsRock N68-S3 FX

5 posts in this topic

Cara, amigos!

Estou com um placa AsRock, ela chegou com o conector de 12v, nos terminais dos 12v pretos. O conector da fonte derreteu nele. Troquei o conector da placa, ela ligou deu vídeo, inclusive rodei o mine XP do Hirens. Porem no setor do Vcore tudo esquenta. Todos os capacitores, todos os mosfetes de alta e baixa as bobinas assim como o conector de 12v, tudo esquenta muito. alguém para me orientar nas medições ou onde está o possível componente com defeito. Já tirei 2 capacitores eletrolíticos e dois mosfetes que estavam apresentando curto, mas fora da placa não apresentavam e na placa o curto continuava sem eles. Processador ou PCH, podem causar isso?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifiue todod os eletrolíticos do vcore, algum pode estar alterado, veja todos os mosfets, e desconfie do pwm, antes de pensar em trocar ele, ressolde-o

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi, Professor!

Será que com o croqui dos mosfets e suas tensões, consigo lhe dar mais informações para você me ajudar. Esse 11,6V no gate do mosfet do canto me chamou a atenção, mas não identifico de onde vem essa tensão. Visualmente os capacitores não estão alterados, contudo não tenho capacimentro, capameter ou ESR para testar. Já tirei 2 capacitores que estavam dando continuidade no multímetro, mas fora da placa não davam continuidade. Tem mais 5 capacitores apresentando continuidade. Devo tira-los e testar um por um? 

Mosfets.jpeg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esses gates quem determina é o ci PWM do vcore, como não temos informações sobre isto, por não ter maiores informações técnicas sobre a placa, fica difícil opinar se está correto ou não. Se os drenos dos mosfets possuem as tensões, creio que esteja normal, pois pelas suas anotações está tendo dreno correto nos mosfets de entrada, e consequentemente nos de saída a tensão de vcore no dreno.

Se ainda há capacitores dando continuidade, é porque há algum problema na linha onde eles estão, vai ter que testá-los, não tem jeito

0

Share this post


Link to post
Share on other sites