Placa Mãe Gigabyte GA-945GZM-SZ não segura data e hora

5 posts in this topic

bom dia, etou com uma placa mãe Placa Mãe Gigabyte GA-945GZM-SZ que não segura mais a data e hora, já troquei a bateria cmos e não resolve quando vc tira da tomada a data fica bem antiga volta para 2000 e a hora 00 queria saber o que fazer se é para regravar a bios ou atualizar a bios o computador liga e se for para atualizar a bios como faço para ter o driver da bios e como fazer isso

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Primeiramente tente trocar o conectoro da bateria CMOS, pois as vezes ele fica ruim não dando um bom contato. 

E para regravar bios, vai precisar de um gravador de bios pára fazer a gravação do arquivo, que podemos disponibilizar na área de solicitação de bios para desktop, basta solicitar 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

mas pode atualizar a bios? porque ele está ligando normal entra no windows normal somente a data e hora e como faço isso atualização da bios?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Para estes casos a primeira coisa é trocar a bateria de bios, por uma nova, se resolver, ótimo, depois se troca o conector da bateria, pois ele pode estar ruim, não fazendo um bom contato, se o defeito persistir precisa seguir a linha positiva da bateria da bios ali geralmente tem um resistor e um diodo duplo, eles podem estar danificados. E por último, atualizar a bios via gravador de bios, tendo que remover o CI de bios (antes retira a bateria da bios), e a atualização se faz através de um gravador de bios. Você tem um gravador de bios?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom nessa placa ai, você deveria chegar a solda do socket da bateria, na piorar da hipóteses troque ele por outro, mais o problema mais comum dessa placa e já peguei varias e o diodo duplo (D1) que faz o chaveamento dos 3v da bateria com os 3v da fonte com defeito, cheque os resistores também mais tenho quase 80% de certeza que o problema e o diodo duplo  D1 BAT54C/SOT23/200mA substitua-o por outro. muitas placas ddr2 775 tem esse problema sem a fonte ligada a energia do pino 1 tem que passar para o pino3.

Capturar.thumb.PNG.ca7c49832f5b3400bf7ec

0

Share this post


Link to post
Share on other sites