Placa mãe Q5Wv1 LA-7912P em curto

11 posts in this topic

Boa tarde amigos, fiz o curso a pouco tempo e ainda estou aprendendo... estou com uma placa na bancada que não liga... ela ta com um curto bem forte no PQ9 e PQ10 ja substitui  os mesmos por outra placa sucata que tenho aqui mas o problema continua... podem me ajudar ?  segue as fotos e esquema elétrico em anexo.  

pq9 e 10.jpg

placa.jpg

COMPAL_LA-7912P_R0.2_SCHEMATICS [ComunidadeTecnica.com.br].pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando você injeta tensão no dreno do PQ9 há alto consumo na fonte assimétrica?

Testou eles a frio fora da placa, e estão bons?

Tirando eles e injetando uma tensão baixa lá na PR41 o curto continua, ou seja há consumo de corrente?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Remove o resistor após o PQ10 é veja pra qual lado está o curto.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 30/03/2021 17:24:50, Daniel. disse:

Quando você injeta tensão no dreno do PQ9 há alto consumo na fonte assimétrica?

Testou eles a frio fora da placa, e estão bons?

Tirando eles e injetando uma tensão baixa lá na PR41 o curto continua, ou seja há consumo de corrente?

Em 30/03/2021 17:24:50, Daniel. disse:

Quando você injeta tensão no dreno do PQ9 há alto consumo na fonte assimétrica?

Testou eles a frio fora da placa, e estão bons?

Tirando eles e injetando uma tensão baixa lá na PR41 o curto continua, ou seja há consumo de corrente?

Bom dia... testei eles a frio e estão bons... quando eu removo o pq10 o curto para... o que pode ser ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Veja lá no resistor após esse mosfet, retira ele e veja para que lado está o curto

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
17 minutos atrás, Daniel. disse:

Veja lá no resistor após esse mosfet, retira ele e veja para que lado está o curto

Como eu faço esse teste após remover ele ? 

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você  remove o resistor e faz teste de continuidade em relação ao gnd da placa no local dele aí vai identificar para qual lado vai estar o curto se é pro o lado do mosfet PQ10 ou se é no outro lado. Multimetro em escala de continuidade uma ponteira no gnd e outra no local onde resistor vai soldado assim você  vai dentificar para qual lado está o curto é vai facilitar a gente conseguir achar o defeito

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 01/04/2021 11:46:14, Paulo.Mendes disse:

Você  remove o resistor e faz teste de continuidade em relação ao gnd da placa no local dele aí vai identificar para qual lado vai estar o curto se é pro o lado do mosfet PQ10 ou se é no outro lado. Multimetro em escala de continuidade uma ponteira no gnd e outra no local onde resistor vai soldado assim você  vai dentificar para qual lado está o curto é vai facilitar a gente conseguir achar o defeito

Bom dia Desculpem pela demora, entramos em lockdown aqui na cidade... voltei hoje e fiz o teste...  o curto aparece desse lado da placa, próximo a PL3.PR41.thumb.jpg.866c0a2a881bf524cbb97262a

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você tem um curto  na linha B+. Injete tensão ai no máximo 19V 2A Começa com 1V e vai subindo pra ver o consumo é vai verificando se tem alguém esquentando.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
18 minutos atrás, Paulo.Mendes disse:

Você tem um curto  na linha B+. Injete tensão ai no máximo 19V 2A Começa com 1V e vai subindo pra ver o consumo é vai verificando se tem alguém esquentando.

Injetar a tenção direto nesse terminal onde encontramos o curto no caso ? o P10 era a única coisa aquecendo e nos testes a frio percebi que ele ta bom... pra fazer esse teste que vc falou agora eu removo ele ou deixo ele no local ?

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode deixa o mosfet no loca. Coloque tensão do ado que esta em curto.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites