Sign in to follow this  
Followers 0

Duvida funcionamento mosfet do vcore

4 posts in this topic

Nao entendi o funcionamento do mosfet de baixa do vcore ao assistir a aula dos mosfets. O de alta entendi q ele recebe 19v no dreno, recebe tensao no gate pelo pwm e havendo tensao ali entre o gate e o source o mosfet chaveia e passa tensao do dreno pro source, ok, tensao esta q vai do source do mosfet de alta pro dreno do mosfet de baixa. Mas nao entendi o funcionamento do mosfet de baixa, q tem essa tensao q vem do source do mosfet de alta no dreno. Ele, recebe tensao no gate e chaveia, funcionando como uma chave fechada entre dreno e source, mas se o source ta ligado ao gnd, nao deveria ter 0v no dreno do mosfet de baixa? Como nesse caso em vez de 0v, ele tem no dreno a tensao do processador de aprox 1v? Nao sei se fui claro.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este circuito é controlado pelo CI PWM, que tem gates distintos para os mosfets de alta e de baixa, fazendo com que eles chaveiem para que a tensão de vcore seja exatamente a solicitada pelo processador. Este chaveamento entre os mosfets fazem com que a tensão seja a determinada para a alimentação do processador. O fato do mosfet de baixa estar com o source ligado a terra, não quer dizer que na hora do chaveamento a tensão que passe nele vá toda ao terra, e que a grosso modo o chaveamento entre eles determine uma tensão que vá ao processador pra sua alimentação. Essa tensão também passa por um circuito de feedback no próprio ci pwm para que o chaveamento se mantenha constante, e enfim, essa tensão também passa pela bobina para tirar ruídos oriundos dessa tensão que foi feita nesse chaveamento, e depois pelo capacitor de filtro para manter a tensão filtrada e "limpa" para o circuito de Vcore funcionar perfeitamente

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os Mosfet's não fica o tempo todo em saturação como o amigo Daniel já falou os gates dos mosfet's são controlados pelo ci pwm por tanto quando um satura o outro corta esse processo é feito em milésimo de segundos, o pino de feedback do ci vai garantir que o CI tenha uma informação da tensão de saída, essa informação vai permitir ele controlar a frequência com que os mosfets são chaveados, dessa forma ele ira manter a tensão ajustada para alimentar o processador. Isso vale para todas fontes chaveadas presente  na placa. EX. fonte circuito memória, fonte circuito de carga,  fonte de 3V e 5V, fonte de 1.05.V todas elas são fontes chaveadas e o funcionamento é o mesmo mudando só a tensão  de saída.

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0