Sign in to follow this  
Followers 0

Base, coletor e emissor é a mesma coisa que dreno, source e gate?

2 posts in this topic

Base, coletor e emissor é a mesma coisa q dreno, gate e source? So muda pq do idioma? Qual é qual? E pq as vezes mudam de lugar os terminais do transistor?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Base, coletor e emissor são nomenclaturas referentes a construção interna do componente e seus terminais, de um transistor bipolar. Quanto a disposição dos terminais, pode as vezes variar devido ao encapsulamento do componente, e modo de como ele é fabricado. Em notebooks um transistor bipolar basicamente é utilizado como uma chave digital, quando polarizado pela sua base, ele pode se manter aberto ou fechado em um determinado circuito, que só precise receber uma determinada tensão em um determinado momento pré determinado, por isso que em notebooks vemos transistores bipolares em várias partes, principalmente em circuito LVDS, para habilitação de tensões em determinados momentos, ou para a habilitação de alguma função em um determinado momento comandado por outro circuito que se faça habilitar um outro

Segue um link que fala bem sobre o transistor bipolar, para você entender

https://cadernodelaboratorio.com.br/conhecendo-o-transistor-de-juncao-bipolar/

O transistor mosfet em notebooks já é usado nas fontes chaveadas internas, em conjunto com CI PWM para se criar ali uma tensão de saída para determinada fonte chaveada alimentar uma carga no equipamento, onde o ci pwm manda um pulso para o gate e que eles chaveiem em conjunto na fonte chaveada formando assim a tensão de saída. Lembrando que em uma fonte chaveada interna tem um mosfet chamado "de alta", e outro "de baixa", eles em conjunto chaveando formam a tensão de saída da fonte chaveada.

Eles mudam sua nomenclatura por serem componentes de uso distintos, o projetista definiu dessa forma até para fazer uma diferenciação entre transistores simples, de potência, enfim, para diferenciar.

 

 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0