Sign in to follow this  
Followers 0

Substituir resistor smd

6 posts in this topic

Qual dica pra achar um resistor smd pra substituir um ruim? Preciso de um de 390k, nao é possivel q eu vá ter q medir de um em um, né? Qual é o macete pra achar? Pensei em entrar num esquema de uma placa e pesquisar, mas é isso q se faz na prática?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Alguns resistores smd possuem um código em seu corpo, basta interpretar este código do SMD

Por exemplo, o resistor smd da imagem abaixo é de 390k

390k_2.jpg

é bem simples essa interpretação quando se tem o código impresso no corpo do resistor

Um resistor acima, podemos interpretar da seguinte forma:

3 - repete o número (primeiro dígito do componente)

9 - repete o número (segundo dígito do componente)

4 - multiplocador, no caso a quantidade de zeros, ou seja, quatro zeros 

Então fica 390000 = 390k

Segue vídeo para melhor compreensão do assunto

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
7 hours ago, Daniel. said:

Alguns resistores smd possuem um código em seu corpo, basta interpretar este código do SMD

Por exemplo, o resistor smd da imagem abaixo é de 390k

390k_2.jpg

é bem simples essa interpretação quando se tem o código impresso no corpo do resistor

Um resistor acima, podemos interpretar da seguinte forma:

3 - repete o número (primeiro dígito do componente)

9 - repete o número (segundo dígito do componente)

4 - multiplocador, no caso a quantidade de zeros, ou seja, quatro zeros 

Então fica 390000 = 390k

Segue vídeo para melhor compreensão do assunto

 

Obrigado, mestre. Mas eu queria saber se há uma forma mais prática de achar um igual, em vez de ficar com a lupa procurando, até pq muitos nao tem escrita. 

Antes de começar a mexer em note, eu lembro q ensinaram em algum lugar, algum programa q vc deixava tipo seu banco de dados de esquemas eletricos dentro dele das placas q vc tem na sucata e aí qnd precisava buscar um ci específico, vc fazia uma busca e ele ja pesquisava em todas as suas placas sucatas q estavam no banco de dados. Sabe me dizer o programa q faria isso e como deixar salvas essas placas por lá pra facilitar essa busca? Porque aí eu jogaria na busca um resistor de 390k, por exemplo, e ele já me indicaria em qual sucata eu tenho esse resistor.
 

7 hours ago, Daniel. said:

Alguns resistores smd possuem um código em seu corpo, basta interpretar este código do SMD

Por exemplo, o resistor smd da imagem abaixo é de 390k

390k_2.jpg

é bem simples essa interpretação quando se tem o código impresso no corpo do resistor

Um resistor acima, podemos interpretar da seguinte forma:

3 - repete o número (primeiro dígito do componente)

9 - repete o número (segundo dígito do componente)

4 - multiplocador, no caso a quantidade de zeros, ou seja, quatro zeros 

Então fica 390000 = 390k

Segue vídeo para melhor compreensão do assunto

 

Eu queria saber se há uma forma mais prática de achar um igual, em vez de ficar com a lupa procurando, até pq muitos nao tem escrita. 

13 hours ago, Leonildo said:

@Motta Álvaro no esquema de uma placa sucata realize uma pesquisa pelo valor no campo do adobe app que vc utiliza para abrir os pdf e faz uma busca por 390k, que se tiver resistor desse valor vai aparecer. Depois procura ele na placa!

Captura de tela 2021-05-08 173752.png

Read more  

Antes de começar a mexer em note, eu lembro q ensinaram em algum lugar, algum programa q vc deixava tipo seu banco de dados dentro dele das placas q vc tem na sucata e aí qnd precisava buscar um ci específico, vc fazia uma busca e ele ja pesquisava em todas as suas placas sucatas q estavam no banco de dados. Acho q é mais ou menos o q vc me ensinou agora. Sabe me dizer o programa q utilizam e como deixar salvas essas placas por lá pra facilitar essa busca?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
7 hours ago, Daniel. said:

Alguns resistores smd possuem um código em seu corpo, basta interpretar este código do SMD

Por exemplo, o resistor smd da imagem abaixo é de 390k

390k_2.jpg

é bem simples essa interpretação quando se tem o código impresso no corpo do resistor

Um resistor acima, podemos interpretar da seguinte forma:

3 - repete o número (primeiro dígito do componente)

9 - repete o número (segundo dígito do componente)

4 - multiplocador, no caso a quantidade de zeros, ou seja, quatro zeros 

Então fica 390000 = 390k

Segue vídeo para melhor compreensão do assunto

 

Obrigado, mestre. Mas eu queria saber se há uma forma mais prática de achar um igual, em vez de ficar com a lupa procurando, até pq muitos nao tem escrita. 

Antes de começar a mexer em note, eu lembro q ensinaram em algum lugar, algum programa q vc deixava tipo seu banco de dados de esquemas eletricos dentro dele das placas q vc tem na sucata e aí qnd precisava buscar um ci específico, vc fazia uma busca e ele ja pesquisava em todas as suas placas sucatas q estavam no banco de dados. Sabe me dizer o programa q faria isso e como deixar salvas essas placas por lá pra facilitar essa busca? Porque aí eu jogaria na busca um resistor de 390k, por exemplo, e ele já me indicaria em qual sucata eu tenho esse resistor.
 

7 hours ago, Daniel. said:

Alguns resistores smd possuem um código em seu corpo, basta interpretar este código do SMD

Por exemplo, o resistor smd da imagem abaixo é de 390k

390k_2.jpg

é bem simples essa interpretação quando se tem o código impresso no corpo do resistor

Um resistor acima, podemos interpretar da seguinte forma:

3 - repete o número (primeiro dígito do componente)

9 - repete o número (segundo dígito do componente)

4 - multiplocador, no caso a quantidade de zeros, ou seja, quatro zeros 

Então fica 390000 = 390k

Segue vídeo para melhor compreensão do assunto

 

Eu queria saber se há uma forma mais prática de achar um igual, em vez de ficar com a lupa procurando, até pq muitos nao tem escrita. 

13 hours ago, Leonildo said:

@Motta Álvaro no esquema de uma placa sucata realize uma pesquisa pelo valor no campo do adobe app que vc utiliza para abrir os pdf e faz uma busca por 390k, que se tiver resistor desse valor vai aparecer. Depois procura ele na placa!

Captura de tela 2021-05-08 173752.png

Read more  

Antes de começar a mexer em note, eu lembro q ensinaram em algum lugar, algum programa q vc deixava tipo seu banco de dados dentro dele das placas q vc tem na sucata e aí qnd precisava buscar um ci específico, vc fazia uma busca e ele ja pesquisava em todas as suas placas sucatas q estavam no banco de dados. Acho q é mais ou menos o q vc me ensinou agora. Sabe me dizer o programa q utilizam e como deixar salvas essas placas por lá pra facilitar essa busca?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, aqui eu procuro nas placas de sucata, abro o esquema da placa que eu estiver procurando, e no programa de PDF (eu uso o foxit pdf) e pesquiso nele. Não conheço essa outra forma de procura que mencionou. Mas creio que um resistor de 390k tenha o valor impresso no corpo. Os resistores de valores bem pequenos que não costumam ter. Infelizmente busca de componentes em placas de sucata requer paciência, e pesquisa, por isso que é bom ter bastante placa de sucata, para ter maior variedade de onde buscar, e tentar sempre ver no mesmo setor, porque as vezes os projetistas acabam usando a mesma linha de raciocínio nos projetos, principalmente de mesmas placas, como por exemplo placas da compal se acha mais fácil componentes na placa do mesmo fabricante, assim como nas clevo, inventec, shuttle, etc.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Abra um esquema  qualquer é coloca pra pesquisar pelo valor do resistor. EX. 390k e coloca pra pesquisar 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0