Sign in to follow this  
Followers 0

Dell Inspiron N4030 liga e não dá video

5 posts in this topic

Boa noite!

Dell N4030 liga e não dá vídeo. Tensões todas ok nas bobinas e ambos os BIOS com tensão de 3,30v nos pinos 8.

Baixei os 2 BIOS dele aqui do fórum mesmo. Fui regravar o 1º BIOS com meu gravador CH341A. O BIOS Winbond de 4 Mb gravou normalmente. Quando pus de volta na placa, ela passou a não ligar mais. Removi o outro BIOS MXIC, de 256k. Tentei regravar e dá erro de timeout no software. Usei o adaptador SOP 150mil, pois este CI é menor do que o outro e só encaixa neste adaptador. Mas nem assim o gravador detecta automaticamente. Tampouco conclui a gravação.

Encontrei outro MXIC desse na minha sucata. Idêntico. Tentei gravar o arquivo nele e dá o mesmo erro e não conclui... pode ser problema no arquivo aqui do fórum?

Pus de volta os BIOS e o note continua a não ligar mais. Nem o LED acende... Professores, tem alguma ideia??

Agradeço antecipadamente pela ajuda!

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Geralmente o CI Bios que gravamos primeiro é  sempre o de maior tamanho de armazenamento. O que pode ter ocorrido ou o arquivo Bios não está bom, ou o CI não está bom. Já peguei casos que mesmo o ci sendo reconhecido e gravando as vezes não funciona.

Um hábito que tenho adotado é não sair gravando direto no CI original, e sim em outro, o arquivo que conseguimos por aqui no fórum ou na internet.

Como você mexeu tanto no ci de 256k como no de 4mb, o ideal seria ter feito backup dos arquivos originais antes de gravar. Se fez, volte os arquivos originais nos respectivos CIs

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde, professor Daniel!

Fiz backup dos 2 antes de mexer sim, seguindo os métodos do curso.

Muito obrigado, pois você matou o problema. De fato o CI BIOS original de 4 Mb estava com algum defeito mesmo. Porém, o gravador gravador CH341A reconhecia o CI e gravava normalmente neste CI original!! Meu diagnóstico ficou prejudicado em função disso. Como você disse que já passou por isso, resolvi então testar com outro CI.

Seguindo a sua lógica, arrumei outro CI BIOS 4 Mb compatível, de outro Dell, testei e funcionou na hora!!

MUITO OBRIGADO!!! 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado pelo feedback com a solução do reparo. Parabéns pelo conserto

0

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0