Dell 5537 - La 9982 Não Liga

13 posts in this topic

Olá a todos tudo bem, estou com está Placa que não liga. Led da fonte permanece acesso, há principio é problema na Fonte primaria está sem 3 e 5v sem tensão na Bios porém ficou dificil agora pois ja troquei todas e verifiquei todas PU 100, PU701, PQ701, PQ702, mosfet próximos, resistores, capacitores. Na PL102 está chegando 2.2V numa linha B+ (19,5v) mas não encontrei alteração nenhuma nos componentes citados e os Principais Ci's ja troquei a fonte assimétrica a um consumo de 000.9, caso precisem tenho Esquema e Boardview.

Se alguém puder dar uma Luz agradeço.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verificou as tensões no ci pwm? Verificou se o SIO está  com alimentação? Verificou o CI de charge? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifique as tensões no ci charge pinos 20,16,17 6, 5. E verifica o estado do pr702 e se não  tem curto  nesta linha. Após isso você não isola o circuito de 3V e 5V removendo a PL102 se verifica se a tensão se estabiliza na pl702.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Obrigado.

PR702 19,5v ; 

Pinos

20 - 19.5v

16 - .,96v

17 - 5.86v

6 - 2.58v

5 - 3.28v

Removendo a PL102 ele continua recebendo 2.2v

O SIO todos VCC estão zerados.

 

2021-12-13.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ainda bem que tenho mais deste Ci hehehe, troquei e agora no Pino 16 está com 5.98v. Mas continua sem ligar e com ou sem a PL 102 a PL 702 recebe 19.5v

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Coloque a PL102 na placa, e passe as tensões nos pinos 3, 13, 12, 6, 20 do PU100? E já verifica se tem curto na PL100 e PL101

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pinos

3 - 0.0v

13 - 0.0v

12 - 2.20v

6 - 0.0v

20 - 0.0v

Não há curto nas bobinas PL100 e PL101

 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi, então verifiquei e não há curto eu creio que tenha algo alterado. A PL701 tem 2.20v vendo pelo esquema isso vem dos Mosfets PQ703 e 705 a 704 esta sem mosfet.

PQ703  Dreno 19.5v, Gate 2.20v e Source 2.20v 

PQ705 Dreno 2.20v, Gate 0.0v e Source 0.0v

Nas primeiras analises o PQ703 estava em Curto então troquei como o problema persistiu fui pra frente, será que está ruim o outro também ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Com todos respeito que tenho a todos criadores do Fórum mas o Sr. Paulo é Mestre e o que acho mais bacana deste fórum do Sr. Paulo é que são Professores não dão a resposta de mão beijada Eles ensinam vão abrindo o caminho para o raciocínio. Fui me tocar que troquei o PQ705 Canal P em curto mas não verifiquei o PQ703 Canal N estava alterado.

Então troquei o PQ703 as tensões voltaram e notebook ligou.

 

Caso resolvido, obrigado Sr. Paulo (Mestre) fórum, um excelente 2022 a todos. 

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Legal Rafael, eu fco feliz de que tenha resolvido o problema de sua placa. Aqui na moderação a gente sempre conversa em conjunto na hora dos casos, e quando um moderador pega um caso a gente vai trocando ideia, e quem está conduzindo a análise vai ajudando, até ocorrer o reparo ou mesmo que não ocorra, pelo menos aprendeu a linha de raciocínio na análise.

Realmente o Prof. Paulo é o mestre das análises, o que prezamos é sempre abrir a mente dos alunos para que entendam o que estão fazendo, porque nem sempre as "receitas de bolo" da internet vão dar sucesso, é sem analisar, insistir , fazer todos os testes e medições solicitadas, é que nos dá a chance de tentar compreender o que está ocorendo ai em sua bancada e na sua linha de raciocínio.

Ficamos muito felizes com o feedback de todos os alunos. Cada reparo efetuado, sendo simples ou complexo é de grande importância, porque cada aprendizado é um degrau a mais em sua carreira técnica.

Grande abraço!! Excelente 2022 e que Deus te abençoe!

1

Share this post


Link to post
Share on other sites