Sign in to follow this  
Followers 0

Acer e1 531 nao liga

14 posts in this topic

boa tarde Senhores

estou com um notebook acer e1 531 placa mae LA-7912P que ate chega a ligar mas fica em 100ma e desliga e liga novamente fica nesse loop, analisando a placa notei que o ci u12 nao tem os 1.5v que passa para 1.5vs nem os capacitores proximo a esse ci, mas minha duvida tb é, de onde vem esses 1.5v que alimenta esse ci, estou anexando o esquema e uma imagem do ci tb 

Sem título.jpg

COMPAL LA-7912P Q5WV1.pdf

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pode ser que saia da PL9 essa tensão. Não consegui ver ao certo no esquema, mas veja se esse CI U12 está bom, retire ele teste fora da placa e veja se no lado do dreno ou do source na placa está em curto em relação ao terra

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Precisa ver as outras tensão no momento do Power. +3VS +5V +1.5V. Outra coisa já regravou a bios dessa placa?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia

analisando a placa e pegando a dica da pl9 notei que ela nao tem os 1.5vP que deveria ter no pj4 que transforma em +1.5v entao começo a achar que possa ser o PU6 já que na pl9 nao tem 1.5v, mas analisando melhor tem os mosfet PQ24 PQ25 no mosfet PQ24 tem 19v nos dreno que vem da pl8 mas o gate e souce esta 0v no pq24 e o mosfet pq25 0v já que o PU6 é um pwm e o mesmo ativa os gate será que pode ser esse pwm com defeito ? 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa noite 

so para passar mais informação sobre o defeito, se injetar tensão de 1.5v nos jumpers pj4 pj5 e pj13 aparece os 1.5v no pwm, tem dois capacitores proximos ao pwm que no teste de continuidade bipam de todos os lados claro que nao removi da placa ainda e nao aparece nada de 1.5v neles com nao tem identificação na placa desses capacitores entao acho que seja pc72 e pc 73

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

O ideal seria ver se esses capacitores estejam danificados.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na pL9 tem um 1.5V no momento do start? Esse tensão vede está presente no momento do power. Verifique aí. Análise de placa  é  um passo  a passo. Se não  estiver presente  você deve analisar o pwm, responsável, ver alimentação, habilitação, etc. Verifica se tem curto na Pl9?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia professor Paulo

na pl9 nao tem 1.5v nem no momento do power no pu6 que é pwm so tem 5v que acho que é alimentação nos jump 4 5 e 13 nao tem nada tb e no u12 que passa de 1.5v para 1.5vs tb esta zerado, essa placa ta me dando dor de cabeça já, 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia professor Daniel vou analisar os capacitores proximos ao pwm pu6

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Qual tensão na  na bios no momento do start? Verifica os sinais SYSON e SUSP# no pinos do ci no momento do power.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom dia professores 

desculpe minha ausencia, bom testei os capacitores proximos ao pwm os capacitores estao dando infinito de qualquer lado que faça o teste isso fora da placa, fiz o teste de continuidade nos pads da placa onde vai os capacitores, bom ai esta bipando dos dois lados, agora a tarde vou verifica os sinais no chip de bios 

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

boa tarde 

esse 3 capacitores proximos ao ci estao bipando dos dois lados na placa eu removi como comentei no post acima e eles nao bipam fica apenas em inifinito no multimetro, os pad na placa bipam de todo os jeitos, pode ser por causa do ci que esta no local e deve esta com defeito?

CM220413-120403001.jpg

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se os mosfets associados a este CI estiverem bons, pode ser que o CI esteja com problema interno

1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Sign in to follow this  
Followers 0