7 posts in this topic

Boa dia amigos do fórum. Estou com a placa A14IEXX de um Notebook. o mesmo aprenta o seguinte defeito: Não liga. quando ligo no carregador cai a tensão para 2, 8 v no jack CN14

Observei também que o Mosfet U11 (APM4317) esquenta, porém com o Ohmímetro medi as resistência entre Source e Dreno (Direta e Inversa) .510 oHMS Infinito no inversa na escala de Bip

Multímetro digital. Entre Gate e Dreno nos dois sentidos e dá infinito também na escala de bip. O que voces acham que pode ser ou onde pode está o Curto:? já alimentei com tensões pequena entre 5v e 9 v e esta placa apresenta um consumo de corrente de 1,5 A alguém pode me ajudar: a resolver ou me indicar novos testes? segue aí o esquema de entrada desta placa.

testei Q24 e Q25 e aparentemente estão normais

6257ff8fe0320_esquema-forum.thumb.png.1a

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Retira o U11 e ve se o curto está nos pads correspondentes ao dreno ou ao source e até em relação ao gate. Sabendo para que lado está o curto, injeta uma tensão na linha começa com 1v e vai subindo até a corrente subir assim terá condições de ver quem está dissipando calor na placa

1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daniel olá fiz o que você sugeriu. Constatei que o PWM OZ815 está esquentando muito quando injeto tensão depois de U11. quando plugo o adaptador de fonte no pino 2 de OZ815 ((VIN)  a tensão é zero. Medi a resistencia e nele está bipando não tem 5VA_LDO e o PWM OZ815 ESQUENTA MUITO. O curto está na linha de 19 volts. assim que o adaptador da fonte de 19v. derruba a tensã de 19 v a zero no CN14 (CONECTOR DE ENTRADA) Já devo ir direto e trocar o PWM? ou ainda pode ser outro defeito em outro componente? não a tensão de 2.75v em Vref. O que devo fazer ? aguardo sua resposta

oz815.png

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Retira o PWM e veja se lá nos pads do resistor (tirando o resistor do local) se em algum dos pads ainda há curto. Se não tiver mais curto quanto o pwm estiver fora, é bem provável que o problema seja o pwm mesmo, o bom seria substituir ele

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daniel olá fiz o que você sugeriu. Constatei que o PWM OZ815 está esquentando muito quando injeto tensão depois de U11. quando plugo o adaptador de fonte no pino 2 de OZ815 ((VIN)  a tensão é zero. Medi a resistencia e nele está bipando não tem 5VA_LDO e o PWM OZ815 ESQUENTA MUITO. O curto está na linha de 19 volts. assim que o adaptador da fonte de 19v. derruba a tensã de 19 v a zero no CN14 (CONECTOR DE ENTRADA) Já devo ir direto e trocar o PWM? ou ainda pode ser outro defeito em outro componente? não a tensão de 2.75v em Vref. O que devo fazer ? aguardo sua resposta

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Certo Daniel. Uma pergunta eu posso energizar a placa com o PWM fora? ou só faço a medição da resistência nos pads ?

0

Share this post


Link to post
Share on other sites

Faz a medição da resistência nos pads.

0

Share this post


Link to post
Share on other sites